Sucot: A Festa das Cabanas e sua Importância Espiritual

Sucot (plural de Sucá) significa "tabernáculos" ou "cabanas" em hebraico, referindo-se a abrigos temporários e frágeis. Esta festa é uma das três grandes festividades de peregrinação, nas quais os homens de Israel foram convocados a viajar para Jerusalém, conforme está escrito em Devarim (Deuteronômio) 16:16-17:

"Três vezes ao ano, todos os seus homens deverão aparecer diante de Adonai, seu Elohim, no lugar que ele escolheu, na festa de Matzá, na festa de Shavuot e na festa de Sucot."

O principal objetivo de Sucot é registrar a vulnerabilidade do povo de Israel durante sua travessia pelo deserto e sua total dependência de Hashem. Durante 40 anos, eles viveram em cabanas frágeis, sendo guiados e protegidos pelo Eterno até chegarem à Terra Prometida. Essa dependência total de Hashem é algo que também devemos lembrar nos momentos de dificuldade e aflição, buscando refúgio e proteção em Sua tenda, conforme o Salmo 27:5:

"Pois Ele me esconderá em seu abrigo no dia da tribulação. Ele me guardará na congregação dos fiéis e me colocará em uma rocha."

Brachá para Sucot:
BARUCH ATÁ ADONAI, ELOHÊNU MÊLECH HAOLAM, ASHER KIDESHÁNU BEMITSVOTAV, VETSIVÁNU LEHADLIC NÊR SHEL YOM TOV

Bendito Sejas Tu Senhor Nosso Deus Rei do Universo que nos Santificou com os Teus Mandamentos e nos Ordenou a Acender as velas de Yom Tov.

Saiba mais aqui!